IIº Fórum: Ecos do Diário do Minho …

Para debater os “Olhares sobre o Concílio do Vaticano II”
Antigos alunos dos Seminários Portugueses
reúnem-se em Braga em setembro

Por Álvaro Magalhães

A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) realiza em Braga, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, nos dias 13 e 14 Setembro, o seu segundo fórum, revelou a instituição em comunicado enviado ao Diário do Minho.

Inserido no plano de atividades para o corrente ano, este fórum será subordinado ao tema: “Olhares sobre o II Concílio do Vaticano”. «Deste modo, nos queremos associar às celebrações do cinquentenário da realização deste acontecimento maior do Século XX, decisivo para a Igreja Católica, quer para a sua vida interna, quer para as suas relações externas», refere a propósito o presidente da UASP.

«Partindo dos documentos produzidos pelo Concilio, o itinerário temático, entre momentos de convívio, oração e cultura, levar-nos-á a abordar questões relativas à vida interna da Igreja; relacionadas com as realidades envolventes e com a conferência: “O IIº Concílio do Vaticano, dom de Deus à Igreja e ao Mundo”, a proferir por D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, às 18h00 de sábado», aponta o padre Manuel Armindo Janeiro.

As comunicações previstas para os painéis e respectivos oradores foram escolhidos pelas associadas da UASP. «Assim, teremos oportunidade de oferecer aos participantes várias perspetivas sobre o Concílio, acolhendo vivências de quantos acompanharam intensamente o decorrer dos seus trabalhos e partilhando a leitura do caminho percorrido pelos seus documentos neste meio século», refere o responsável.

Quanto à abordagem dos documentos, «o nosso objetivo não é fazer a sua história ou expor todos os seus conteúdos – o que seria manifestamente impossível – mas identificar as suas principais linhas de força e salientar o contributo que eles deram e estão a dar na renovação da vida da Igreja», salienta o presidente da UASP.

O convite para integrar os trabalhos é feito pela UASP a «todos os interessados, membros ou não das associadas da UASP, sejam ou não antigos alunos dos nossos seminários».

Diário do Minho, 29/7/2014

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *