Passeio cultural ao Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi um dos pontos de interesse da viagem.

Dando cumprimento ao programa de ação da UASP para este ano, realizou-se em 21 e 22 de abril o passeio cultural ao Gerês, Braga e Guimarães.

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer um passeio pedestre pela Geira Romana (Estrada Romana, ligação Braga a Astorga) e pelo Vale de Vilarinho da Furna, estando em contacto direto com o meio natural, observando um património cultural e paisagístico, num local com 2000 anos de História.

Puseram-se ao caminho em direção à Fenda da Calcedónia, trilho pedestre de rara beleza, de onde se contemplará a Serra do Gerês e as aldeias vizinhas. Estaremos num local de condições naturais de exceção.

Descobriram a Aldeia de Campo do Gerês, onde tiveram o ensejo de conhecer a arquitectura rural, os costumes e a cultura de uma aldeia de Montanha

Fizeram uma visita guiada ao Centro interpretativo da Porta do Parque de Campo do Gerês onde poderemos aprender como se formou o PNPG e quais os ecossistemas presentes no Parque bem com aprender mais sobre a Fauna e Flora.

No dia seguinte, o grupo seguiu para Braga onde visitaram a Sé, o Seminário, o Museu D. Diogo Sousa. Depois do almoço seguiu-se uma visita aos santuários do Bom Jesus e do Sameiro, terminando a jornada em Guimarães.

Com esta iniciativa, pretendemos não só dar a conhecer as riquezas naturais e culturais, históricas e religiosas daquela zona do nosso país, mas também criar momentos de convívio entre os membros das diferentes Associações/Movimentos de Antigos Alunos dos Seminários Portugueses.

Gerês, Braga e Guimarães

+/- 50 Participantes – 8 Instituições

7 Diocesanas | 1 Religiosa

Fotos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *