Rumo a São Tomé e Príncipe !…

III Etapa “Por mares dantes navegados…”

A UASP  – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, no contexto do Ano da Fé, lançou o projecto “Por mares dantes navegados”, com o desejo de oferecer aos seus membros e outros interessados, oportunidades para conhecer melhor a vida, história, tradições culturais, expressões de fé e património ambiental de povos que a História um dia aproximou.

Este projecto, que vai para a terceira etapa (depois de Cabo Verde e Guiné-Bissau), inspira-se na dimensão missionária da condição baptismal de todo o cristão e na formação dos Seminários, tendo como principal objectivo contactar comunidades cristãs do espaço lusófono para conhecer, partilhar e celebrar a fé que nos une e reúne na riqueza da diversidade eclesial.

O grupo, constituído por 18 elementos – antigos alunos dos Seminários, seus familiares e outras pessoas interessadas –, partirá, no próximo dia 12 de Julho, para uma visita de oito dias, e contactará com diversos projectos missionários e humanitários nas Ilhas de São Tomé e do Príncipe.

Na organização desta visita, para além dos serviços técnicos, tivemos uma especial ajuda do Bispo local, D. Manuel António Santos, a quem desde já queremos agradecer, e da Fundação Claret, que fará chegar ao destino os donativos em géneros entretanto angariados. A todos os envolvidos, o nosso bem-haja!

Nas experiências anteriores – é uma constante –, o que recebemos foi sempre muito mais do que o que levámos para partilhar, contudo também desta vez nos fazemos acompanhar de alguns bens, em géneros e dinheiro, fruto de donativos pessoais e de campanhas várias como, por exemplo, a de um grupo de adolescentes da paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém que juntou 1880 t-shirts para São Tomé.

P. Manuel Armindo Pereira Janeiro
(Presidente da UASP)

6 thoughts on “Rumo a São Tomé e Príncipe !…

  1. José Pinho
    Sábado, 22 de Julho de 2017 at 16:53

    Lamentável que a notícia chegue à posteriori.
    Já estive em S,Tomé num projecto de voluntariado e gostaria de ter integrado esta missão mas ela deve ter sido feira à medida.
    J Pinho

    1. Sábado, 5 de Agosto de 2017 at 15:45

      Sr. José Pinho, boa tarde.
      Embora com um pouco de atraso, gostaríamos de o esclarecer sobre o seguinte:
      1º para além de ter sido aprovado em Assembleia Geral da UASP, o projecto foi amplamente divulgado junto das Direcções das Associações de Antigos Alunos dos Seminários portugueses, solicitando a estas a divulgação junto dos seus associados e demais interessados;
      2ª o grupo, sendo limitado a 20 participantes por questões logísticas, não foi completo, tendo ficado 2 lugares vagos, apesar dos nossos esforços para os preencher até à data limite para o fazer.
      Como pode verificar, lamentavelmente não foi “feito à medida”.
      Continuando ao seu dispor,
      Isabel Oliveira
      Secretariado da UASP

      1. António Vale
        Domingo, 6 de Agosto de 2017 at 09:59

        Tudo Claro! So faltava que fosse de outra maneira! Tevequase um ano de preparação.
        Deus permita que os frutos sejam bons?
        Parabéns Uasp e respectiva Direção!

  2. timoteo Moreira
    Quarta, 5 de Julho de 2017 at 12:01

    parabéns por mais uma viagem e respectivos apoios às aldeias a visitar.
    recordo com muita saudade a Guiné em 2016.
    foram 8 dias de uma grande e indescritível alegria entre o grupo e nos contactos com os guinéus.
    este ano não deu para ir a S Tomé.
    boa viagem e bom convívio.
    um abraço

  3. Luis Vieira
    Terça, 4 de Julho de 2017 at 15:52

    Parabéns pela iniciativa.

    As pontes que pudermos construir serão um importante legado. Tudo o mais passa.
    Desejo aos colegas que vão participar uma excelente viagem. Que sejam fortes e duradouros os bons laços que os encontros e reencontros proporcionam.

    Saudações amigas

    Luís Vieira

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *