IVº Fórum – 2017

Apresentação

A UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, depois de ter organizado, nos finais de Abril do último ano, um fórum sobre “A Misericórdia nas tradições Abraâmicas”, vai promover, no próximo dia um de Abril, na Casa São Nuno, em Fátima, um novo fórum, intitulado: “Do Jubileu ao quotidiano, a Misericórdia como paradigma”.

Terminado o Jubileu, importa dar continuidade e aprofundar o que de bom e de belo se viveu na meditação, celebração e testemunho da misericórdia de Deus Pai, como no-lo pede o Papa Francisco, na carta apostólica “Misericordia et Misera”.

De facto, a misericórdia não é nem pode ser apenas a expressão do altruísmo de alguns e/ou da boa vontade de outros, durante um certo tempo.

A misericórdia, qual novo rosto da Igreja, é a chave para compreender a fé cristã e a missão da Igreja, num mundo em profundas e difíceis transformações.

O Ano Santo mostrou-nos – repetida e intensamente – que a misericórdia é muito mais que uma virtude ou uma atitude pastoral: ela é, como afirma o Papa Francisco, o centro e a essência do Evangelho!

Assim, o IV Fórum da UASP terá dois momentos principais:

– da parte da manhã, veremos como o dinamismo da Misericórdia não só nos ajudará a concretizar mais aquela “conversão pastoral” de que tanto precisamos, como nos fará compreender melhor o caminho para a unidade de todos os cristãos;

– da parte da tarde, ancorados na Misericórdia de Deus nosso Pai, seremos desafiados “a sair de nós mesmos” para promover uma cultura da Misericórdia que abra portas ao diálogo com todos os que se perguntam pelo mistério de Deus, do homem e da vida, e que colabore mais, com todas as pessoas de boa vontade, na construção de um mundo melhor, ampliando os horizontes do bem comum.

P Armindo Janeiro

PROGRAMA

COMUNICAÇÕES

CONCLUSÕES

FOTOS