Comunicações do IVº Fórum

1 – O dinamismo da Misericórdia na vida das comunidades cristãs
      por P. Rui Valério SMM, Missionário da Misericórdia

Nota curricular:

  • Natural do concelho de Ourém, frequentou o Seminário Monfortino, em Fátima, fez o Noviciado em Itália, frequentou o curso de Filosofia, na Universidade Lateranense, Roma, e o curso de Teologia na Universidade Gregoriana Roma, obtendo Mestrado em Teologia Dogmática com uma tese sobre o “Silêncio” enquanto lugar teológico.
  • Fez a profissão perpétua em Outubro de 1990, e ordenado sacerdote em Março de 1991. Em 1995-96 frequentou um curso de “Espiritualidade monfortina” em Leuven, na Bélgica; de regresso a Portugal inicia o doutoramento na UCP sobre cristologia sapiencial.
  • A nível pastoral a sua ação tem-se desenrolado no âmbito da Formação e a nível paroquial. Também foi durante alguns anos Capelão Militar.  Desde 2011 é Pároco da Póvoa de santo Adrião. A 10 de Fevereiro de 2016 foi nomeado Missionário da Misericórdia.

 

2 – O dinamismo da Misericórdia no diálogo ecuménico
por Dr. Timóteo Cavaco, Presidente da Direcção da Sociedade Bíblica

Nota curricular:

  • Natural de Tondela, licenciou-se em Bioquímica na Universidade de Coimbra, em 1990; estudou Teologia em Portugal e nos Estados Unidos da América; na Universidade Lusófona frequentou a licenciatura em Ciências das Religiões e atualmente está a completar o mestrado na mesma área. É doutorando em História Contemporânea na Universidade Nova de Lisboa, estando a preparar uma tese sobre as igrejas protestantes em Portugal no século XX.
  • De 1997 a 2015 foi Secretário-Geral da Sociedade Bíblica de Portugal. Atualmente é presidente da Direção da mesma instituição.
  • É membro fundador da Sociedade Eduardo Moreira e da Sociedade Portuguesa da História do Protestantismo. Integra ainda o grupo de trabalho Teologias e Sociabilidades do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e é colaborador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Colabora como investigador com o Centro de Estudos em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.

 

3 – A cultura da Misericórdia no diálogo entre crentes, não crentes e indiferentes
      por P. Anselmo Borges SMBN

Nota curricular:

  • Padre da Sociedade Missionária Portuguesa e Professor de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estudou Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris) e Filosofia (Universidade de Coimbra). Leciona Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião, Ética, Mulheres e Religiões na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi radialista na TSF, com o programa “Como se visse o Invisível”, é cronista do jornal Diário de Notícias.
  • Principais publicações: Marx ou Cristo?; Janela do (In)visível; Religião: Opressão ou Libertação?; Morte e Esperança; Corpo e Transcendência; Deus no século XXI e o futuro do cristianismo (coord.); Janela do (In)finito; Deus e o sentido da existência; Religião e Diálogo Inter-Religioso.

 

4 – A cultura da Misericórdia na construção de uma sociedade mais justa e fraterna
      por Dra. Maria do Rosário Carneiro

Nota curricular:

  • Licenciada em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa;
  • Professora Auxiliar aposentada do ISCSP (UL) e UCP, ex-deputada à Assembleia da República (16 anos como independente nas listas do PS).
  • É casada e tem 9 filhos.

 

5 – Misericórdia como Nome de Deus e Perfeição do Cristão
      por D. Vitalino Dantas, bispo Emérito de Beja