Comunicações do Vº Fórum

1 – Leitura dos sinais dos tempos: dificuldades e oportunidades que a cultura actual oferece na comunicação da Fé, por José Milhazes

Texto

Nota Curricular

É jornalista, historiador e tradutor português; actualmente, comentador político  da SIC, Antena 1 e Observador. Começou os estudos secundários na Ordem Missionária dos Combonianos, mas terminou-os no Liceu Eça de Queirós da terra natal.
Em 1977, parte para a União Soviética a fim de cursar História da Rússia e assistir à “construção do comunismo”. Formado em 1983, constituiu família e ficou a residir na URSS, dedicando-se à tradução de obras literárias, políticas, bem como de filmes de ficção de língua russa para português.
A 07 de Janeiro de 2008, defendeu a tese de doutoramento sobre a “Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia“, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo o trabalho sido aprovado por unanimidade.
Autor de 14 livros publicados.

2 – A transmissão da fé na geração … dos filhos, por Fernando Capela

Nota curricular

Nasceu a 20 de Maio de 1975; é casado e pai de um filho de 3 anos; reside em Vila Real.
Frequentou o Ensino Básico na Escola Primária de Coêdo, depois ingressou no Seminário de Vila Real, onde esteve até ao final do 11.º ano; o último ano do Secundário fê-lo já na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real. Matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993 – 1998) onde se licenciou em Direito.
É Advogado em prática isolada desde 2002, com escritório na Comarca de Vila Pouca de Aguiar, do distrito de Vila Real.

3 – A transmissão da fé na geração … dos pais, por Maria Clara Oliveira

Texto

Nota curricular:

Nasceu à 55 anos e é mãe de dois filhos  (19 e 23 anos).
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Professora do Quadro de Agrupamento de Escolas de Ourém, destacada no Agrupamento de Escolas Gil Paes em Torres Novas.
Catequista do 10º ano.
Carmelita Secular, na comunidade “Nossa Senhora do Monte Carmelo” em Fátima, desde 2007.


4 – A transmissão da fé na geração … dos avós, por José Luís Ponte

Apresentação em PP

Nota Curricular:

Nascido há 69 anos, casado há 42; tem2 filhos e 2 netos.
Foi aluno dos seminários diocesanos de Braga; fez Licenciatura e Mestrado em Humanidades pela Católica/Braga; foi professor do Ensino Secundário (42 anos) e Diretor da Escola Secundária de Monserrate (22 anos).
Foi Presidente, com a esposa, do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família/Viana do Castelo (12 anos); É membro das Equipas de Nossa Senhoras e do Encontro Matrimonial, com a esposa, naturalmente. §Fundou a Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau (2000) e dirigiu-a  durante 18 ano; atual é Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
É Governador Eleito do Distrito Rotário 1970, para o ano 2019/2020. §É Presidente da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste.
E às vezes… é poeta!

5 – Pela Palavra, “O Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles” (DV 21), por D. Manuel Pelino

Texto

Nota curricular

É Bispo Emérito da Diocese de Santarém desde há precisamente um ano (25/11/2017); ali exerceu o seu ministério episcopal durante 19 anos, até ao limite de idade.
Foi Bispo Auxiliar do Porto entre 1987 e 1998.
É natural do concelho de Mira.

6 – A Palavra anunciada e testemunhada pelas comunidades cristãs… Católicas, por Ir. Isolinda Tavares de Almeida

Texto
Apresentação em PP

Nota curricular:

Religiosa da Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus; educadora de infância; formadora de catequistas, licenciada em Ciências Catequéticas pela Universidade de Salamanca.
Já passou por diversas dioceses, e actualmente a trabalhar no Secretariado Diocesano de Catequese da Diocese de Portalegre Castelo Branco.
Integra a Comissão da Peregrinação das Crianças, do Santuário de Fátima, desde do seu início.

7 – A Palavra anunciada e testemunhada pelas comunidades cristãs … Católicas orientais e Ortodoxas, por Pe. Silvio Litvinczuk

Texto

Nota curricular:

Sacerdote da Igreja Oriental – Greco-Católica. Nasceu no Paraná, Brasil; ali fez os seus estudos primários e o segundo grau (1996-1998).
1999 – Entrou no noviciado dos Padres Basilianos em Ivai – Paraná; 2002 – vai para Ucrânia e ali fez  Teologia, na universidade Católica de Lviv-Ucrânia; 2006 – 2008, fez licenciatura de Historia de Teologia no Ateneo Santo Anselmo, em Roma.
Em Julho de 2008, a pedido do Bispo D. António Marto, vem para Fátima para o trabalho pastoral com os emigrantes ucranianos no Santuário de Fátima; em 2011 iniciou o curso de Doutoramento em Teologia. No momento está a concluir a licenciatura de Direito Canónico.
Na diocese de Leiria-Fátima, colabora com o Santuário de Fátima; desde  2011 é Diretor da Mobilidade Humana na Diocese de Leiria-Fátima; é Capelão da Comunidade Greco-Católica desta diocese de Leiria-Fátima.

8 – A Palavra anunciada e testemunhada pelas comunidades cristãs… Reformadas, por Timóteo Cavaco

Texto
Apresentação em PP



 Nota curricular:

Natural de Tondela, licenciou-se em Bioquímica na Universidade de Coimbra, em 1990; estudou Teologia em Portugal e nos USA; na Universidade Lusófona frequentou a licenciatura em Ciências das Religiões e actualmente está a completar o mestrado na mesma área. É doutorando em História Contemporânea na Universidade Nova, estando a preparar uma tese sobre as igrejas protestantes em Portugal, no século XX.
De 1997 a 2015 foi Secretário-Geral da Sociedade Bíblica de Portugal. Actualmente, é seu Presidente. Desde 2017, é Coordenador Pedagógico no Seminário Teológico da Convenção Baptista Portuguesa.
É membro fundador da Sociedade Eduardo Moreira e da Sociedade Portuguesa da História do Protestantismo; integra o grupo de trabalho Teologias e Sociabilidades do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP; colabora com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova e, como investigador, com o Centro de Estudos em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.

9 – A Palavra acolhida que se faz vida, por Pe. Pedro Ferreira, Provincial OCD

Texto

Nota Curricular

Sacerdote natural de Leiria. Começou o noviciado nos carmelitas em 1967 e fez a profissão solene em 1975; formou-se em Música e mais tarde especializou-se em Liturgia no Instituto de Liturgia S. Anselmo (Roma). É provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços pela quinta vez.

Integra o Secretariado Nacional de Liturgia desde 1978, como vogal, e desde Novembro de 1994 como director e secretário da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade.

A Palavra celebrada com “arte e com alma”
Celebração/concerto pelo Coral Cantabo, dirigido por Pe. Artur Oliveira

Video