Loading...

Terça-feira, Março 19, 2024

O Seminário, uma grande escola de formação.

Ao longo de uma vida somos marcados pela nossa família, pelas pessoas que cresceram, trabalharam, estudaram, conviveram connosco e foram, de uma maneira ou de outra, responsáveis pela nossa formação.

O Seminário é uma dessas grandes escolas da sociedade que marca pela positiva quem por lá passa. Grandes homens, sacerdotes e leigos, que esta instituição tem formado ao longo da história e que têm prestado dignificantes serviços à sociedade. Mesmo aqueles que não continuaram a estudar nunca tiveram receio de enfrentar qualquer tarefa, dentro das suas competências, nas suas profissões escolhidas. O seu porte, a sua educação, a sua responsabilidade têm sido o apanágio ao longo da vida, pois trouxeram do Seminário o guia prático de uma vivência salutar.

A formação integral recebida no Seminário leva qualquer jovem a ingressar na vida profissional sem qualquer problema. Há sempre um ou outro que tresmalha, mas não é muito frequente. A grande maioria sabe dar continuidade a tudo o que de bom aprendeu.

Ter frequentado o Seminário deve ser um motivo de orgulho e de grande alegria e ter sempre presente que muito daquilo que somos hoje a ele o devemos. Grandes formadores têm passado por esta instituição e nunca é demais acentuar a grande dedicação que sempre depositaram naqueles jovens que entraram ali para definir a sua vocação.

É um local onde os jovens em crescimento amadurecem a sua consciência moral, alicerçando os verdadeiros valores em prol de um consequente poder agir, sabendo discernir bem as suas condutas, tornando-se responsáveis e assumindo o seu lugar na construção de uma sociedade que precisa tanto de ser melhor! A verdadeira saúde do mundo social está nestas casas onde se previnem os excessos e se tentam normalizar as condutas dos seus elementos, através de toda a riqueza formativa que equilibra física e espiritualmente as suas mentes.

Todos os que frequentaram o seminário, sobretudo aqueles que conviveram mais de perto, nunca perderam o vínculo da amizade a todos os seus colegas, professores, prefeitos…, exteriorizando uma grande satisfação, quando há algum encontro, seja qual for a sua posição social. Não há qualquer tipo de afastamento nestas pessoas, antes pelo contrário, paira na sua mente a alegria daquele encontro. É evidente haver sempre alguém que não segue a regra, mas a grande maioria não está submissa a uma vaidade doentia de pensar que é um ser superior, pelo facto de ocupar um cargo, ter determinada profissão, ser endinheirado… Cada um é aquilo que é, devendo manter sempre o respeito por todos os seus amigos e só perdem se fizerem o contrário, porque um ser humano que se preze é o que mantém sempre a mesma postura em quaisquer circunstâncias, cumprindo o seu verdadeiro dever nas suas profissões e nas suas relações sociais. A simplicidade é uma das grandes virtudes.

Felizmente, não faltam por este país além muitas escolas (privadas e públicas), muitos educadores que fazem também tudo e se empenham por dar aos seus educandos uma formação completa para que a nossa sociedade evolua qualitativamente e possamos todos construir um mundo cada vez melhor. É esse o meu maior desejo. Vamos fazer todos um pouco por isso.

Salvador de Sousa, ASSASBraga

 

8 thoughts on “O Seminário, uma grande escola de formação.

  1. Boa tarde
    Obrigado pelo texto com o qual me identifico plenamente.
    Agradeço à instituição Seminário, aos superiores e aos colegas tudo o que de bom recebi nessa casa.
    Saudações fraternas
    Luís Vieira

  2. “O Seminario, uma grande escola de formaçâo”… estive apenas 6 anos no Seminario e sempre assim como hoje, mui reconhecido!…

  3. Parabéns a quem escreveu tão analítico, completo e rigoroso texto !
    Digno de aplausos é !
    Obrigado pela síntese, que a todos ilucida!

    Fernando S. Gameiro.

  4. Os poucos anos que passei no seminário, marcaram minha vida definitivamente. Foi um farol que me tem alumiado os passos e me ajudou a mergulhar numa cosmovisão dum mundo que se haveria de apresentar tão complexo e tão cheio de armadilhas. Dou graças a Deus e aos meus pais pelo seu sacrifício pois a vida naqueles tempos era muito dura para o lavrador e pela distância da minha Agadão, talvez a freguesia mais remota do distrito de Aveiro. O velho seminário foi a melhor escola na formação de minha personalidade em formação.

    Brasil, abril de 2020

  5. Identifico-me com todo o texto…os seminários portugueses nas décadas de 50, 60, 70 e 80 foram a maior e a melhor Escola portuguesa. Portugal , neste capítulo, deve estar muito grato à Igreja que substituiu, com muita vantagem, as obrigações do país.

  6. Sou o Higino Perdigão – Caxarias/Ourem – irmão dos Padres Perdigão (Manuel, António e Luis,) já falecidos ;todos nós movidos pelo nosso Mui Digno Pai do céu a quém , TODOS OS DIAS AGRADEÇO A MINHA VINDA A ESTE MUNDO.
    É com muito gosto que leio todas estas páginas bem agradáveis por tal, e que me provocam o elevar sempre a minha mente ao nosso Divino Deus e a sua MÃE SANTÍSSIMA. Muito grato a todos por este meu BEM ESTAR. Higino

  7. Higino, meu bom amigo e camarada: totalmente de acordo contigo, comungo plenamente do respeito que ambos devotamos aqueles dias tão felizes e proveitosos! Aproveito para denunciar aqueles que contrariamente a nós desprezam igual período de suas vidas, manifestando até algum desprezo por antigos companheiros e pelas nossas reuniões de saudade!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *