… E outras aventuras do Espírito e da convivência Humana

Mapa CV

O Projeto “Por mares dantes navegados” foi sugerido no âmbito do recém-terminado (e esperamos que continuado) “Ano da Fé”, e consiste no voltar a percorrer caminhos outrora percorridos por quem se aventurou a espalhar a Fé “… por mares nunca dantes navegados… mais do que permitia a força humana…”. O país escolhido foi Cabo Verde. Procurou fazer-se um roteiro múltiplo de lazer e de contacto e partilha com as comunidades locais e com a igreja a nível nacional. Neste momento, em cima do prazo para fechar inscrições, apela-se ainda à participação que será seguramente de uma riqueza impar e que o turismo, por si só, não pode proporcionar.

Esta atividade gerou empenhamento e ligação em rede, quase nacional, quando surgiu a ideia de não ir de mãos vazias (já que os corações iriam sempre repletos). No sentido de angariar fundos para entregar às duas dioceses de Cabo Verde, com a finalidade de ajudar às despesas dos seus alunos do Seminário Maior que vêm a Portugal fazer estes estudos, pensaram-se várias atividades em diversos pontos do país.

✓     A primeira foi um almoço em 5 de Outubro, organizado por um grupo da ASDL – Associação dos Antigos Alunos do Seminário Diocesano de Leiria no “Cardápio do Visconde”, nos Marrazes, cujos proveitos, que se fizeram sobrar, reverteram para esta finalidade.

✓     O primeiro concerto para o projeto “Por mares dantes navegados”, aconteceu em Lamego, no teatro “Ribeiro da Conceição”, promovido pela ASEL – Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Lamego. Foi no dia 27 de Outubro passado. Um aplauso e um agradecimento muito especial à ASEL, à Camara Municipal de Lamego, ao Seminário de Lamego e aos dois grupos que animaram o espetáculo: Grupo Coral de Resende e The River Brass Band; e ainda aos Fumeiros Porfírio.

✓     No dia 20 de Dezembro, um outro concerto na “Casa das Artes de Famalicão”, onde esperamos sentar mais de 500 pessoas a assistir, dá corpo a mais uma atividade para esta causa. É um concerto de “Natal solidário”, promovido pelas Associações dos Antigos Alunos dos Seminários de Braga, de Leiria, dos Combonianos e ainda com contributo das Associações dos Seminários de Vila Real e Franciscanos. Aqui participarão Antigos Alunos dotados nas artes como João Junqueira e Luís Matias (Leiria); Rui Mesquita (Verbita); António Sousa (Braga); Normando Machado (Vila Real); e uma série de outros amigos, músicos de craveira que cronicamente partilham deste sentir. O agradecimento vai para todos eles, para a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão que escancarou as portas da Casa das Artes e do seu Staff para colaborar nesta aventura, e algumas empresas que apoiam nas despesas elementares e que acabam por engordar um pouco este pequeno mealheiro que queremos levar a Cabo Verde.

✓     Estão ainda previstos mais dois concertos, em Braga e em Leiria, com a participação destes músicos, em datas ainda a anunciar.

No dia 23 de Novembro, realizou-se em Braga a Assembleia Geral da UASP, com três grandes pontos em Agenda: Aprovação do plano de atividades e orçamento para 2014; o ponto da situação do projeto “Por Mares Dantes Navegados”; o ponto da situação da programação do Fórum a realizar em Braga, em 13 e 14 de Setembro de 2014, com o tema “Olhares sobre o II Concílio do Vaticano”, a propósito dos seus 50 anos. Serão duas grandes realizações para o ano 2014, que já movimentam hoje muita energia, ideias e pessoas de todo o país. A Associação de Antigos Alunos do Seminário de Braga que preside à Assembleia Geral da UASP, recebeu-nos principescamente, e tivemos ainda a honra de ser visitados com palavras de estímulo pelo Sr. Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

É sem dúvida uma aventura tridimensional, como sugere o título, para a qual convidamos todos a envolverem-se mais, numa adesão que fortaleça os nossos laços, a nossa força, as nossas Associações, a nossa União, e se projete e transborde para a comunidade… como “fermento na massa”.

Luís Matias

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *