Ecos da AACFranciscanos …

De regresso a Montariol…

Realizou-se no dia 26 de Maio, no Convento de Montariol, como acontece anualmente no último sábado do mês, o “ENCONTRO” nacional dos antigos alunos franciscanos. O programa iniciou-se com o acolhimento no extenso espaço verde que envolve o antigo Colégio e nos amplos e compridos corredores que tantas vezes pisámos….

Seguiu-se a Eucaristia presidida pelo Padre Provincial e concelebrada pelo Guardião do Convento e pelo assistente espiritual da nossa Associação e outros sacerdotes. Ali, há muitos anos, naqueles bancos, orámos e cantámos e, agora, com emoção e fervor, voltámos a orar e a cantar… O celebrante, também antigo aluno como nós, encantou-nos com as palavras da homilia. Depois, no auditório “Duns Escoto”, o Frei Joaquim Cerqueira Gonçalves, Professor Universitário, desenvolveu um tema muito actual e de relevante interesse para a OFM e para o Papa Francisco, “Ecologia e a Encíclica Laudato Si”. A sabedoria e o entusiasmo do conferencista manteve a assembleia religiosamente silenciosa e profundamente  atenta!…

O convívio prosseguiu em ambiente fraterno e de alegria durante o almoço, servido no mesmo refeitório do antigo Colégio, local recordado com imensa saudade do nosso tempo de crianças, adolescentes e jovens… E, entre a sobremesa e o café e outros sabores…, escutámos, interessados, a apresentação do livro, “O REINO”, do antigo aluno José Barros. Uma novela “para recordar um tempo mágico marcado pelo mistério, a aventura e a descoberta”. É o retorno ao cenário envolvente de Montariol” num diálogo tripartido entre o autor, Deus e o Seu Reino”.

A tarde soalheira, sim, porque o “Irmão Sol” também veio, contrariando a meteorologia deste mês de Maio. Veio ao gosto do poeta da Criação, do irmão de todas as criaturas, Francisco de Assis!… E, então, os cerca de 120 participantes, entre antigos alunos e familiares, aproveitaram para caminhar pela velhinha e extensa mata de árvores centenárias que encerram e guardam o segredo de tantas histórias…

Por fim, renovámos os agradecimentos à Província Franciscana Portuguesa e à Fraternidade conventual de Montariol, personalizados nos padres Provincial e Guardião, respectivamente, Frei Armindo de Carvalho e Frei Daniel Teixeira. E, antes do regresso às nossas casas, com São Francisco, louvámos o “Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor” por este dia de Festa Maior para a Associação dos Antigos Alunos Franciscanos…

Alfredo Monteiro

One thought on “Ecos da AACFranciscanos …

  1. David Francisco
    Quinta, 21 de Junho de 2018 at 23:17

    Muito bem, Alfredo. Obrigado pelos Irmãos (do passado e os actuais que nos ensinaram a descobrir Deus na Natureza: LAUDATO SI…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *