Ecos da ACFranciscanos: De regresso a Montariol…

Realizou-se no Convento de Montariol, no último sábado de Maio, dia 25, cumprindo a tradição, o Encontro nacional e a Assembleia Geral Eleitoral dos antigos alunos franciscanos. Regressam ao “Lar” sempre motivados pela saudade, amizade e gratidão e pela feliz oportunidade de reencontrarem amigos e companheiros de alguns anos.

Após o acolhimento familiar seguiu-se a Eucaristia, na Igreja conventual de São Boaventura, presidida pelo Vigário Provincial e Assistente Espiritual da nossa Associação, Padre Domingos Martins, e concelebrada pelo Guardião do Convento, Padre Daniel Teixeira. Naqueles bancos que guardam segredos, sorrisos e lágrimas, várias gerações, ao longo de muitos anos, rezaram e cantaram e, agora, recordaram com forte emoção, cantando e rezando…

Depois, no grande auditório João Duns Escoto, o presidente da direcção apresentou um pequeno relatório relativo ao triénio de 2016 a 2019. Salientou a realização dos Encontros anuais e do magusto de São Martinho e evidenciou as Assembleias Gerais da Primavera da UASP, em 2018 e 2019, realizadas nas casas franciscanas de Montariol e Leiria que agradaram e sensibilizaram os participantes de outras associações irmãs pelo modo fraterno como foram acolhidos. Referiu também a sua participação nos fóruns e nas missões solidárias da UASP, nomeadamente, em Fátima, Guiné-Bissau (2016); São Tomé e Príncipe (2017);  Madeira e Porto Santo (2018). Evidenciou, igualmente, a participação activa nas comemorações dos 800 anos da presença dos Franciscanos em Portugal, 1217-2017, “Memória e Vivência”. Acentuou ainda o trabalho do Núcleo de Lisboa que, anualmente, promove com sucesso, no Seminário da Luz, o Encontro dos antigos alunos franciscanos da região.

Na continuidade dos trabalhos, o presidente da Assembleia Geral deu início ao acto eleitoral. Na ausência de listas candidatas aos Órgãos Sociais da Associação dos antigos alunos franciscanos alguns participantes solicitaram aos membros anteriores que aceitassem continuar no exercício de funções por mais um mandato (2019 a 2022). Colocada à votação, a proposta foi sufragada pela totalidade dos 65 eleitores presentes.

Assim sendo, foram reeleitos:

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente………………Luís Pereira Gomes
1º Secretário……………Manuel Martins da Silva
2º Secretário……………António Mendes de Carvalho (novo)

DIRECÇÃO

Presidente………………Alfredo Carvalho Monteiro
Vice-Presidente………..José Luís Proença
1º Vogal…………………José Oliveira Gomes
2º Vogal…………………João Ferreira Maia

Concluído o acto eleitoral seguiu-se o desejado e saudoso “reencontro” com o Mestre, padre David Antunes. Durante duas horas, que nos pareceu um breve momento, recordámos em DVD e em silêncio, mas com forte emoção, a “Vida e Obra do Padre David”, o Homem bom, o amigo, o Professor, o Mestre, o irmão e padre franciscano.

Por fim, o presidente da Assembleia Geral encerrou a sessão com os agradecimentos à Província Franciscana Portuguesa e à Comunidade conventual de Montariol, personalizados no Vigário Provincial e Guardião do Convento, respectivamente, padres Domingos Martins e Daniel Teixeira. Seguiu-se o almoço de confraternização no “nosso” refeitório. E todos em coro e na perfeita alegria franciscana gostaram de cantar a São Francisco, “doce pobrezinho”, e, desse modo singelo, agradecer a Deus o nosso dia “mais longo”…

Alfredo Monteiro

 

One thought on “Ecos da ACFranciscanos: De regresso a Montariol…

  1. José Oliveira Gomes
    Sábado, 8 de Junho de 2019 at 12:48

    É sempre gratificante rever os Amigos, partilhar com todos eles as experiências vividas entre a austeridade daquelas paredes que, para sempre guardarão segredos, sonhos e conhecimento aí adquirido.
    Foi com emoção que recordamos a figura impar do o nosso querido Mestre P.e José David Antunes, pedagogo, mas sobretudo, o cultivador da Amizade e da Fraternidade que espalhava com aquela naturalidade e saber Franciscano, no modo de entender o “cosmos” do qual todos fazemos parte…
    Um abraço a todos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *