ASEL

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DOS SEMINÁRIOS DA DIOCESE DE LAMEGO

A Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego nasceu notarialmente em 02/06/2007, por iniciativa de um grupo de antigos seminaristas marcados positivamente pela experiência de passagem por um dos nossos seminários diocesanos. No entanto, as actividades associativas haviam tido início vinte e três anos antes, em 1984, tendo como ponto alto anual o encontro nacional de ex-seminaristas, normalmente realizado nos finais de Abril ou princípios de Maio.

Sendo os seminários diocesanos casas de testemunho e fé, não deixam de ser também espaços de convivência de gerações de jovens, com os seus anseios e problemas próprios, contribuindo para uma ligação estreita que, muitas vezes, se mantém pela vida fora. 

Neste sentido, a ASEL pretendeu constituir-se como uma ferramenta de união entre antigos seminaristas que, optando por uma vida dedicada em exclusivo ao Senhor da Messe ou, ao invés, por uma vida diferente, estando hoje muitos deles em posição social determinante ou envolvidos em projectos relevantes no tecido social, quiseram reatar e manter os profundos laços que a frequência do seminário proporcionou e cimentou. Assim, e segundo o artigo 2.º dos estatutos da ASEL, esta intenta “promover o convívio e actividades culturais entre os seus associados; desenvolver e cooperar em iniciativas ou projectos no âmbito da solidariedade; manter e perdurar o carisma de ex-alunos em convergência com o espírito do seminário”.

A ASEL, não olvidando as suas responsabilidades na difusão da fé cristã, assume-se ainda como um parceiro ao serviço da diocese, pelo que tem contribuído em iniciativas diocesanas ou dos próprios seminários, nomeadamente em jornadas da pastoral vocacional, dando testemunho concreto das vivências seminaristas dos seus associados, a fim de contribuir para a revitalização do clero diocesano, que está em contacto mais directo com a Messe do Senhor.

♦ Associação fundadora da UASP.

 Presidente da Direcção: Avelino Pereira

 Site

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *