UASP em Fórum: identidade e missão!

Com o seu reconhecimento canónico e civil, a UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, diocesanos e religiosos, concluiu a fase da estruturação, e com o fórum sobre a sua identidade e missão, a realizar nos dias 22 e 23 de Setembro, no Seminário Diocesano de Lamego, dá início a uma nova fase, dedicada à reflexão e debate sobre as suas principais linhas de acção.

Para trás ficam quatro anos de intensos contactos que nos permitiram reconhecer a importância deste espaço eclesial! Eles fizeram-nos descobrir afinidades, reunir vontades, congregar esforços e realizar não só o primeiro congresso dos antigos alunos dos seminários portugueses, como pensar numa estrutura nacional, a que se chamou União, criada em Leiria a 17 de Setembro do ano passado, por iniciativa de onze Associações diocesanas e religiosas.

Com este Fórum pretende-se reflectir sobre o lugar da UASP na Igreja e na Sociedade e concretizar melhor o serviço que ela pode e deve prestar às Associadas e seus membros. Mais, conscientes do muito que recebemos, não podemos voltar-nos só para nós! O tempo que nos é dado viver exige o nosso melhor! Marcado por profundas e rápidas mudanças, pede-nos envolvimento nos trabalhos da nova evangelização e ousadia na construção de uma cultura de justiça e generosidade que leve à reinvenção da esperança!

O programa do evento divide-se em três partes: iniciaremos com uma conferência sobre Os horizontes do projecto de participação eclesial e social da UASP. Prosseguiremos com intervenções das Associações em três painéis cujos temas são extraídos do artigo segundo dos Estatutos: o primeiro painel orienta-nos para o serviço do bem comum; o segundo centra-nos no papel que deverá desempenhar esta estrutura nacional, enquanto espaço de encontro e representação; e o terceiro visa estabelecer formas de ajuda entre as associadas, no respeito pela identidade de cada uma delas. Terminaremos com uma reflexão, em pequenos grupos, que, partilhada em plenário, nos deixará pistas de acção para os próximos anos.

Para esta iniciativa convidamos não só as Associações dos antigos alunos dos seminários diocesanos e religiosos que já aderiram, como também as outras, constituídas ou não formalmente, com estatuto canónico ou civil, bem como os movimentos e grupos informais de antigos alunos dos seminários portugueses ou mesmo antigos alunos a título individual, que estejam interessados em debater as linhas programáticas desta plataforma nacional.

As comunicações dos participantes podem ser lidas AQUI.

Seminário Diocesano de Lamego

95 Participantes – 17 Instituições

10 Diocesanas | 6 Religiosa | Copaaec 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *