UASP: Legal e a mexer!

UNASP_LogNo passado dia 4 de Julho foi emitido o “Certificado de Admissibilidade” da UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, pelo qual obteve reconhecimento civil. A esta data importante juntam-se outras duas, decisivas neste processo e na vida da UASP: a da sua constituição, em Assembleia Geral, no dia 17/09/2011, e a da sua erecção canónica, pela Conferência Episcopal, no dia 23/10/2012. Caso para dizer: três anos de existência, um grande passo por ano!
Agora a UASP tem existência legal, canónica e civil, de facto e de direito. Mas o mais importante é que tem existência real, tem a fogosidade própria da juventude, tem força e dinamismo e por isso continua a mexer.

Directamente, as Associações de antigos alunos dos seminários portugueses filiadas na UASP e, indirectamente, todos os antigos alunos que são explícita ou implicitamente reconhecidos à instituição que certamente os projectou para a vida, o seu Seminário, devem regozijar-se com este desfecho feliz para uma Instituição que pretende reforçar laços e ajudar a frutificar e fortificar as sementes que um dia foram lançadas para a construção de homens e de uma sociedade melhor. Eles estão envolvidos neste espírito e muitos trabalham, por todo o país, para fazerem este dinamismo que fará crescer a própria UASP.

Neste momento, duas grandes actividades se estão a desenhar para um futuro próximo, elas próprias geradoras de outras actividades e realizações de âmbito nacional. A saber:

1. Projecto “Por mares dantes navegados” – É nome de uma nova proposta da UASP, sob a seguinte motivação: os nossos descobridores partiram há 500 anos para dar novos mundos ao mundo e no topo das suas motivações estavam também as missionárias. Aproveitámos e ajustámos a citação de Camões “Por mares nunca dantes navegados”, e, dentro do espírito do Ano da Fé, vamos dar corpo a um espaço de diálogo cultural e partilha de vivências no mundo lusófono, para onde foram enviados muitos dos missionários formados nos nossos seminários, sobretudo religiosos. Por isso, em Fevereiro de 2014, vamos rumar a Cabo Verde, visitaremos 3 ilhas (Santiago, São Vicente e Santo Antão), contactaremos com as gentes e comunidades cristãs, locais de cultura e desenvolvimento social. Tudo está a planear-se a bom ritmo e já há interessados em embarcar nesta aventura!

Esta actividade central gera uma série de outras a nível nacional. Com o propósito de levar alguma coisa de nosso, sobretudo a nossa solidariedade; estamos a criar ideias para angariar alguns fundos que entregaremos integralmente às duas dioceses de Cabo Verde, sobretudo para ajudar às despesas com a formação dos seus seminaristas em Portugal.

Com esse desiderato, estão a preparar-se, entre outras actividades, a realização de concertos em diversas partes do país cujos proveitos reverterão para esta causa. Neste momento, estão já agendados concertos em Lamego, em Vila Nova de Famalicão e Leiria. E estão ainda para agendar concertos em Guimarães e Braga, seguindo-se outras actividades que serão publicitadas no sítio da UASP.

2. Fórum “Olhares sobre o IIº Concílio do Vaticano” a realizar em Braga de 20 a 21 de Setembro de 2014. Com o contributo de peritos e gente comum, vamos reflectir e escutar testemunhos sobre este acontecimento que há 50 anos marca profundamente a igreja e a sociedade civil, bem como as relações da Igreja Católica com as outras Igrejas, Comunidades cristãs e Religiões.

Apelamos à participação de todos, quer nas actividades propostas, quer na criatividade, sugerindo ideias para levar por diante e com êxito aquilo a que nos propomos, bem como novas ideias das quais a UASP necessita, que acarinha e desde já agradece.

Luís Matias

 

 

4 thoughts on “UASP: Legal e a mexer!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *