Loading...

Terça-feira, Março 19, 2024

[:pt]UASP reflecte sobre “O acesso à experiência da Fé” .[:]

[:pt]

Karl Rahner, um dos grandes teólogos do Século XX, disse um dia que: “o Cristão do século XXI ou será místico ou não será cristão” e acrescentou, temendo ser mal compreendido: “desde que não entendam por mística fenómenos parapsicológicos raros, mas antes uma experiência autêntica de Deus, que brota do interior da existência”.

É hoje uma evidência o que sempre se soube: não basta o simples crer em Deus e nas verdades reveladas, é preciso passar do conteúdo da fé à experiência pessoal e à vivência subjectiva.

Experiência e vivência dão aos que as procuram uma nova vitalidade na sua relação com Deus, consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente. Não somente satisfazem necessidades intelectuais, como ainda alimentam o sentimento, os afectos e as emoções da pessoa. Em outros termos, tocam profundamente o coração humano.

A mística cristã não é um perder-se em si mesmo, é antes o acolhimento do dom que Deus faz de Si mesmo aos seus filhos, num excesso de amor. Devemos, por isso, estar atentos aos sinais da Sua Presença em nós, nos irmãos e na realidade envolvente para discernir as oportunidades que Ele nos oferece para responder ao Amor, amando!

O Programa do Fórum, que vai realizar-se nos dias 24 e 25 de Novembro (Sábado e Domingo), na casa Domus Carmeli, Fátima, compõe-se de três partes; na manhã do primeiro dia, partiremos de uma leitura dos sinais dos tempos para identificar “as dificuldades e oportunidades que a cultura actual oferece na comunicação da Fé” (José Milhazes). Esta leitura será enriquecida com um painel sobre “A transmissão da fé” nas últimas três gerações.

Da parte da tarde, partiremos da boa nova que atravessa toda a História da Salvação e é reafirmada no II Concílio do Vaticano, Dei Verbum 21: “Com efeito, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles” (D. Manuel Pelino). Segue-se um painel sobre o modo como as diferentes Igrejas Cristãs (Católica, Ortodoxa e Reformada) procuram anunciar e testemunhar a Palavra de Deus, principalmente no itinerário da Iniciação Cristã.

A tarde termina com uma celebração/concerto: “A Palavra celebrada com arte e com alma”, pelo Coral Cantabo, dirigido por P. Artur Oliveira.

No Domingo, pela manhã, teremos um tempo dedicado à escuta e meditação da Palavra, com o tema “A Palavra acolhida que se faz vida”, orientado pelo P. Pedro Ferreira, Provincial OCD, que concluirá com a celebração da Eucaristia.

O Fórum está aberto à participação de todos os interessados.

P. Armindo Janeiro

Programa
Ficha de Inscrição[:]

One thought on “[:pt]UASP reflecte sobre “O acesso à experiência da Fé” .[:]

  1. Interessante.
    Nâo sei se poderei estar presente por me encontrar em França.
    Abraço amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *