Loading...

Sábado, Abril 20, 2024

[:pt]Ecos da Assembleia Geral da Primavera 2016… [:]

[:pt]

IMG_4781 (800x533)

No desenvolvimento da sua atividade a UASP (União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses), em dia de grandes chuvadas que fizeram criar nos visitantes a sensação de que o mar teria avançado até Montemor-o-Velho, reuniu-se em Assembleia Geral, nas instalações do Seminário da Imaculada Conceição da Figueira da Foz, no dia 13 de Fevereiro, cumprindo assim o programa aprovado no seu Plano de Atividades.

As suas instalações, com data de construção bem anterior á fundação do seminário, em 1905, abrigaram inicialmente um colégio a que o seu fundador o Dr. José Luís Mendes Pinheiro denominou de Colégio Liceu Figueirense com o objetivo de ali formar “Homens de Espinha” cujo ensino não visava apenas uma formação intelectual, mas também a formação humana num verdadeiro e total sentido, criar homens de bem e, dizem as crónicas, conseguiu-o já que granjeou fama e sucesso acima dos seus pares.

Tratava-se de um colégio a funcionar como instituto destinado exclusivamente à educação de alunos que professassem a religião católica. Começando a faltar forças ao seu fundador, vendeu as instalações à Diocese de Coimbra e, a partir de 1936, foi então ali fundado o seminário que hoje, como tantos outros, é um seminário virtual já que não tem alunos.

Foi numa das suas salas, aconchegada por uma lareira crepitante que os representantes das várias associações foram recebidos pelo pároco local e reitor do seminário, o Revdo Pe. João Veríssimo que deu as boas vindas e as várias associações que constituem a UASP aprovaram as contas de 2015, confirmaram o plano de atividades para 2016 e revisitaram as suas realizações recentes, com particular ênfase para a jornada que levou vários antigos alunos a terras guineenses em missão de solidariedade já no decurso deste ano.

Discutiu-se ainda o estado das adesões de outras associações de antigos alunos à UASP aproveitando o presidente da direção, o Revdo Pe. Armindo Janeiro para incentivar os presentes a que aliciem outros antigos alunos que conheçam para que as suas associações adiram à UASP.

Foram abordadas também as próximas realizações que a UASP levará a cabo designadamente um Fórum, dias 29 e 30 de Abril próximos, em Fátima, que será um espaço de reflexão inter-religioso sobre o tema da Misericórdia nas tradições religiosas monoteístas: Judaica, Cristã e Muçulmana, juntando também, em ano de centenário, uma abordagem do mesmo tema na Mensagem de Fátima; a anteceder a jornada de reflexão, realizar-se-á, no serão do dia 29,  a Via Sacra da Misericórdia nos Valinhos.

De notar que os participantes deverão acautelar previamente o seu alojamento havendo uma pré-reserva na casa das Irmãs do Amor de Deus de cerca de trinta quartos.

Houve ainda tempo para recordar que nos dias 2 e 3 de Julho decorrerá o encontro cultural da UASP sob o tema “Nas Pegadas de Aquilino Ribeiro”, com epicentro em Vila Nova de Paiva, valendo a pena que, desde já, os interessados vão programando a sua participação.

Após os trabalhos, o anfitrião mandou servir aos presentes um reconfortante almoço após o que decorreu uma visita pormenorizada às instalações e, debaixo de chuva persistente, regressaram os participantes a suas casas na certeza de que proximamente congregarão forças na próxima realização da UASP aprazada para Abril em Fátima.

Américo Vinhais
Gabinete de Comunicação

IMG_4780 (800x533)

IMG_4782 (533x800)[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *