Assembleia constitutiva da UASP

Vai realizar-se no próximo dia 17 de Setembro, sábado, no Seminário Diocesano de Leiria, entre 10h00 e as 18h00, a assembleia constitutiva da UASP (União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses).

Projecto sonhado na preparação e realização do primeiro Congresso dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (Abril de 2009) e referido nas Conclusões como “um sentimento generalizado para que seja dada alguma sequência ao Congresso através de acções que se venham a organizar no futuro”, foi amadurecendo nestes dois anos e tomou a forma de União das Associações aderentes.

Dos espaços de encontro de antigos alunos dos Seminários Portugueses, 27 (12 diocesanos e 15 religiosos) criaram alguma forma de organização. Destes, 12 já aderiram ao projecto: 9 são diocesanos (Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Funchal, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Vila Real) e 3 são religiosos (Franciscanos, Espiritanos e Combonianos); em fase de reestruturação e com intenção de aderir estão quatro associações dos seminários religiosos; outras duas disseram não estar interessadas; quanto às restantes, umas aguardam pela decisão dos órgãos competentes e outras pela evolução do projecto da UASP.

Esta nova estrutura nacional que, à data da sua constituição, reunirá 44% das Associações de Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, define-se juridicamente como associação privada de fiéis e tem os seguintes objectivos: “fomentar a co-responsabilidade eclesial e a participação em projectos que promovam a dignidade humana e os valores evangélicos; congregar, coordenar e representar junto das instituições eclesiais e dos organismos oficiais, a nível nacional e internacional, as suas associadas; defender e promover a solidariedade entre as suas associadas no respeito pela identidade de cada uma delas (artigo 2º dos Estatutos da UASP).

Da agenda da reunião consta a leitura e aprovação dos Estatutos, leitura da Acta da Constituição e sua assinatura pelos representantes das Associações aderentes; celebração da Eucaristia, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e eleição dos órgãos sociais para o primeiro triénio.

No horizonte deste fórum nacional das Associações de Antigos Alunos está não só a vontade de fazer memória das origens, mas, sobretudo, de recorrer à experiência comum, ainda que vivida de forma muito diversa, para reflectir sobre o momento que nos é dado viver, acolher os seus desafios à luz do Evangelho e abrir perspectivas de participação e compromisso nas comunidades cristãs e nos espaços sociais e culturais de que cada um de nós faz parte.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *