Ecos da AACFranciscanos: Encontro Nacional 2016

AACFComo habitualmente os antigos alunos franciscanos realizaram o seu Encontro anual, no então Colégio de Montariol – Braga, no último sábado de Maio. Este ano coincidiu com a Assembleia Geral Eleitoral, elegendo os novos órgãos sociais para o triénio de 2016 a 2019. É pela saudade, amizade e gratidão e, também, pela feliz oportunidade de ainda reencontrarmos, na Fraternidade do Convento, alguns dos nossos professores e prefeitos que nos reunimos, em assembleia geral, no dia 28 de Maio, como estava programado.

Após o acolhimento amigo e fraterno seguiu-se a Eucaristia na igreja conventual, presidida pelo Pe. Domingos Martins, Vigário Provincial e Assistente Espiritual da nossa Associação, e concelebrada pelos Pes. Sousa Araújo e José Costa. Ali, várias gerações, ao longo de muitos anos, rezaram e cantaram e, agora, com forte emoção recordaram, cantando e rezando….

Depois, no grande auditório, o presidente da direcção apresentou à assembleia o relatório e contas relativo ao triénio de 2013-2016. Houve intervenções e informações de interesse comum e, sobretudo, relativas às actividades da UASP, mormente a recente missão solidária à Guiné-Bissau. Na continuidade dos trabalhos, o presidente da Assembleia Geral deu início ao acto eleitoral. Não surgindo qualquer lista, alguns dos participantes solicitaram à direcção anterior que aceitasse continuar por mais um mandato. Elaborada, então, a lista para os órgãos sociais da Associação dos antigos alunos franciscanos, com a integração de três novos membros, o presidente da Assembleia Geral submeteu-a a sufrágio, sendo aprovada por unanimidade dos 80 eleitores presentes. Assim:

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente…………………………..Luís Pereira Gomes (Leiria)
1º Secretário………………………..Manuel Martins da Silva (Braga)
2º Secretário………………………..António Carvalho da Silva (Braga)

DIRECÇÃO
Presidente ………………………..…Alfredo Carvalho Monteiro (Guimarães)
Vice-Presidente…………………….José Luís Proença (Braga)
1º Vogal……………………………..José Oliveira Gomes (Braga)
2º Vogal……………………………..João Ferreira Maia (Maia-Porto)

A sessão encerrou-se com os agradecimentos à Província Franciscana Portuguesa e à Comunidade do Convento de Montariol, personalizados no Vigário Provincial, presente, e no Guardião do Convento e, também, aos membros dos órgãos sociais anteriores que agora cessaram funções. Seguiu-se o almoço de confraternização no mesmo refeitório do nosso tempo de alunos e onde houve tempo, alegria e vontade para invocarmos, cantando, São Francisco de Assis, “doce, pobrezinho…” e com ele agradecermos este dia maior ao “Mui Alto Omnipotente e Bom Senhor….”. Não realizámos o sempre desejado passeio pela mata, porque o dia foi de inverno. Mas, …”Encontro molhado, encontro abençoado….”

Alfredo Monteiro

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *