Preparando os caminhos para a “Cidade e a Serra” …

Ainda sob a emoção de mais uma jornada de bem-fazer que a UASP organizou por terras de Angola, é agora tempo de olhar para as Jornadas Culturais que a mesma entidade levará a cabo nos próximos dias 13, 14 e 15 de Setembro, por sítios de Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia e Arouca.

Serão uns dias de são convívio entre antigos alunos dos seminários portugueses, mas também de enriquecimento cultural, conforme o programa elaborado indicia.

Contactaremos a arte joalheira, revisitaremos a história de luta entre liberais e absolutistas, no século XVIII, mergulharemos no passado do Douro Vinhateiro saboreando alguns báquicos néctares, vogaremos Douro abaixo e Douro acima sob as pontes que ligam a cidade Invicta a Vila Nova de Gaia, inalaremos ares da Serra Encantada onde admiraremos pedras paridas, fenómeno único no mundo, e recuaremos por ali uns largos milhões de anos no museu das Trilobites. Mas também apreciaremos a beleza do Mosteiro de Santa Maria de Arouca e a arte sacra ali depositada e faremos ainda uma visita aos magníficos claustros da Sé do Porto.

Inicialmente esteve prevista ainda uma incursão pelos passadiços do rio Paiva, um ex-libris da área metropolitana do Porto, que ano após ano vêm conquistando prémios internacionais e que nos três últimos conquistaram os prémios de melhor projeto turístico da Europa e de melhor experiência de aventura, nos World Travel Awards, uma espécie de Óscares do Turismo, mas abandonamos a ideia pelas dificuldades de ordem física que certamente colocariam a muitos dos participantes. Contudo a região apresenta uma qualidade paisagística notável, que ajudou àquela qualificação, e que não deixaremos de desfrutar.

Porque poderá ter passado desapercebido, realça-se que o Porto, mais uma vez, conseguiu excelentes distinções no plano turístico, sendo classificado como o melhor destino turístico europeu, ano após ano, desde 2015 e, este ano também considerado o segundo melhor ponto turístico a nível mundial!

Para usufruir de tudo isto e da companhia das amizades já feitas e daquelas que estas jornadas proporcionarão, o melhor será fazer desde já a reserva nos moldes definidos previamente conforme ficha de inscrição divulgada, que amanhã poderá ser tarde.

Américo Lino Vinhais
Gabinete de Comunicação

Apresentação Multimédia das Jornadas Culturais 2019_A Cidade e a Serra

Programa

Ficha de Inscrição

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *