UASP ao encontro dos mais novos!

AG_Melo, Avelino e Mário L (800x481)

Fazia parte da agenda da última Assembleia Geral a reflexão sobre a melhor forma de aproximar e envolver, na vida das associações, os elementos que mais recentemente passaram pelos Seminários.

Da partilha efectuada pelo Presidente da UNIASES, Alberto Melo, emergiu a necessidade de um “conhecimento mútuo”, entre os mais novos e mais velhos. Para tanto, deixou-nos algumas ideias que foram bem acolhidas pelos presentes.

Numa primeira abordagem e para abrir caminho, dizia, “é preciso ir ao seu encontro” e não esperar que eles venham até nós (Direcções das associações), quer através de um contacto individual (carta ou mail) pedindo, para o efeito, apoio aos Seminários onde se guardam os registos das matrículas, quer através de grupos que se reúnem espontaneamente (curso, grupo de amigos).

Na elaboração das listagens e para “alargar maximamente as fronteiras das nossas associações”, importa chegar a todos, quer tenham sido ou não ordenados quer tenham frequentado o Seminário muito ou pouco tempo.

Para chegar até aos antigos alunos é preciso usar de alguma imaginação, mas a lógica da proximidade sempre será uma boa ajuda. Neste contexto, muito poderá ajudar as Direcções das associações a “nomeação de delegados de curso e/ou de zona/concelho”.

Outro dos desafios importantes é a comunicação, através da forma habitual (carta, jornal…) ou então das plataformas digitais, para criar pontes e divulgar actividades programadas (encontros de curso, actividades a nível concelhio/diocesano) ou a programar. Neste campo muito há a esperar dos mais jovens, pois “são generosos e muitos dominam as técnicas de informação e comunicação”.

Por último, importa que as Direcções das associações se “disponibilizem a participar”, sempre que convidadas, nas iniciativas de cada curso/grupo, pois ajuda a aproximar gerações e permite recolher sugestões úteis para a vida e dinamismo das associações.

Querer o contributo de todos, sejam eles mais novos ou mais velhos, é também assumir o compromisso de promover espaços onde todos se possam encontrar e rever.

P. Armindo Janeiro – Presidente da Direcção

One thought on “UASP ao encontro dos mais novos!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *