Ai Alentejo da minha alma …

DSC05609 (1024x768)

Teve lugar no passado fim-de-semana (20 – 21 de Abril) a 3.ª Atividade Cultural da UASP. O número dos antigos alunos e seus familiares que tomaram parte rondou as quatro dezenas.

A iniciativa fazia parte do planeamento aprovado para este ano. Coube à LASE (Liga dos Antigos Seminaristas de Évora) a responsabilidade da sua concretização. Que organização! Que sucesso!

A cidade de Évora, cujo Centro Histórico vem de celebrar os 25 anos como Património Cultural da Humanidade, acolheu os visitantes. O coração da cidade (Seminário Diocesano, Sé, Museu de Arte Sacra, Igreja de S. Francisco e Capela dos ossos, …), prendeu a atenção de todos. Poucos seriam os que não conheciam os monumentos, mas a competente e brilhante exposição de quem orientava a deslocação proporcionou uma significativa e abrangente visão histórica.

Já no Domingo, a atenção centrou-se “extra muros”: cruzeiro na albufeira do Alqueva, aldeia histórica de Monsaraz, adega do Esporão, … Se no dia anterior tudo remeteu para o sentir religioso e espiritual de quem viveu naquele local único, agora era a fruição da inebriante paisagem, quer na albufeira quer em Monsaraz. Que lufada de ar e Paz interior transmitida pelas terras planas e sem fim, outrora cobertas pelo mar!

De facto, as conclusões do Fórum de Lamego (Setembro de 2012) apelam para a promoção de eventos culturais entre as Associadas da UASP, de modo a fomentar o convívio que, ao mesmo tempo que dão visibilidade ao trabalho das Associações, provoquem a interligação e a partilha de experiências e redescubram o potencial adormecido entre os antigos alunos, privilegiando sempre a qualidade.

Foi o que aconteceu: entre as várias opções possíveis, o brioso e empenhado grupo da LASE esmerou-se e ofereceu um fim-de-semana com requinte.

Dias de plena Satisfação e de genuína Alegria. E quem não participou, quererá perder uma próxima oportunidade?

David Francisco

Fotos

Fotos 1 por AAACarmelitas

Fotos 2 por AAACarmelitas

2 thoughts on “Ai Alentejo da minha alma …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *