Ecos da UASP! …

DSC07614

Continuando o cumprimento da calendarização oportunamente definida, a UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses acabou de realizar no dia 22 de Fevereiro corrente, o seu retiro anual no Seminário das Missões em Viseu, orientado pelo Padre José Francisco de Matos Dias (Comboniano) que, com uma linguagem viva, acutilante e profícua atingiu elevados níveis de interatividade, sendo evidente a satisfação dos participantes.

Os catorze participantes, antigos alunos, esposas e amigos, representaram cerca de cinquenta por cento do conjunto das associações que integram a UASP.

Após o almoço, pelas catorze horas, reuniram em Assembleia Geral, regular e atempadamente convocada pelos responsáveis, nove das doze associações que a integram, com a presença de dezoito participantes incluindo o orientador do retiro e Isabel Oliveira, do Secretariado.

Sem grande controvérsia, todos os pontos da agenda previamente divulgada foram objeto de discussão franca e aberta, sendo aprovados por unanimidade os que careciam de escrutínio, designadamente o Relatório de Atividade e Contas de 2014.

Da discussão e pela importância que revestem para o futuro, aqui ficam algumas notas particularmente relevantes:

1. Continuando a saga “POR MARES DANTES NAVEGADOS” iniciada com uma incursão por terras cabo-verdianas em 2014, decorrem estudos com vista à realização de uma nova incursão por terras africanas, desta feita, à Guiné, projetada para Janeiro de 2016. Não estando ainda nada definido em concreto pode-se adiantar, desde já:

a. Tendo estas viagens por escopo essencial o conhecimento das realidades eclesial e social, cultural e ambiental dos povos visitados, e a solidariedade, devendo esta ir ao encontro das suas necessidades, as ofertas a levar deverão ser essencialmente em dinheiro. Para o efeito estão em estudo concertos e outras formas de angariação de fundos.

b. A manifestação prévia de interesse em participar deverá ser feita até ao verão com vista à afinação do programa e assunção de compromissos.

  1. Projeta-se para os dias 20 e 21 de Junho uma atividade cultural por terras do Barroso, com epicentro em Montalegre. Está já gizado um programa, mas ainda não totalmente definido. Certamente que estará ao nível das anteriores realizações, mas com um enquadramento paisagístico muito elevado. É de anotar, desde já, este evento no calendário e ficar atento aos pormenores que brevemente serão divulgados.
  1. Em dia de Assembleia Geral que se realizará em Braga, no Seminário Nossa Senhora da Conceição, na manhã do dia 21 de Novembro de 2015, acontecerá também, mas na parte da tarde, a abertura de uma exposição de escultura e pintura, onde os antigos alunos dos Seminários são convidados a expor alguns dos seus trabalhos. Cada associação poderá apresentar três ou quatro obras, nas modalidades de artes plásticas e escultura.

Brevemente, através do Secretariado, todas estas iniciativas irão sendo afinadas com vista a realizações de excelência, apanágio da UASP.

Américo Lino Vinhais
Gabinete de Comunicação

FOTOS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *