Por mares dantes navegados! 2ª etapa: Guiné-Bissau …

Guine Pela segunda vezes e agora em dois grupos, um a meados de Janeiro e outro nos finais de Março de 2016, com uma média de vinte participantes cada, a UASP – União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses – avança um pouco mais no seu objectivo de criar pontes e proporcionar encontro e partilha no espaço lusófono, tendo como ponto de referência a fé que nos une e queremos celebrar, na riqueza da nossa diversidade cultural.

Com o projecto “Por mares dantes navegados” – que nasceu no contexto do Ano da Fé e  está ancorado no facto de muitos dos antigos alunos dos nossos Seminários, sobretudo das Ordens Religiosas, terem no horizonte da sua formação a missão ad gentes – a UASP oferece aos participantes oportunidades únicas para aprofundar o conhecimento de povos irmãos e enriquecer a sua visão do Mundo, da Igreja, da história dos povos, sua cultura e meio ambiente…

Nesta viagem, cuidadosamente preparada, visitaremos as duas Dioceses (Bafatá e Bissau) onde contactaremos com as suas comunidades cristãs, alguns dos seus projectos humanitários e vários dinamismos locais de índole cultural. Com a colaboração de muitos, quer do lado guineense, quer do lado português, em especial do José Luís Ponte, de Viana do Castelo e antigo aluno dos Seminários de Braga, foi possível traçar um programa que, estamos certos, nos levará a viver uma semana densa de experiências!

Como em todo o intercâmbio, o grupo vai disponível para dar e receber! Tendo em conta a primeira visita (a Cabo Verde), estou certo que vamos receber muito mais do que aquilo que possamos levar. Contudo, estamos a organizar-nos para, segundo o elenco dos bens de maior necessidade apresentado pelas instituições que vamos visitar, nos fazermos acompanhar da ajuda possível, fruto da generosidade de muitas pessoas, empresas e instituições. A todos, o nosso bem-haja.

Manuel Armindo Pereira Janeiro
Presidente da UASP

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *