Loading...

Quarta-feira, Julho 06, 2022

Antigos alunos dos Seminários de Braga reúnem em Vilarinho Vila Verde

No passado dia 1 de dezembro, reuniu-se a Associação dos Antigos Alunos dos Seminários Arquidiocesanos de Braga (ASSASB) na paróquia de S. Mamede de Vilarinho do Arciprestado de Vila Verde, assinalando o dia do Antigo Aluno que foi instituído para se estreitarem laços de amizade de uma “família” criada nestas “ilustres” casas. Estes encontros avivam, precisamente, essa chama que desejamos que não se apague e que seja reacendida ou se torne sempre mais viva nos nossos corações onde palpita a seiva do nosso grande tronco de raízes que desejamos sempre alimentar.

A Direção da Associação presidida por Lima da Cruz e, em consonância com o Presidente da Assembleia-Geral, Dr. Carlos Vaz, este ano quis sair um pouco do tradicional local das reuniões que têm sido no Seminário de Nossa Senhora da Conceição de Braga, propondo a sua realização em Vilarinho, Vila Verde, ideia que foi acolhida com entusiasmo pelos responsáveis das várias instituições da paróquia.

O ponto de encontro foi no Centro Paroquial, havendo ainda oportunidade, para além das habituais saudações, desfrutarem de vivas conversas refrescantes, após algum tempo de ausência, seguindo-se a Eucaristia, na Igreja paroquial, presidida pelo Presidente da Assembleia-Geral, Padre Carlos Vaz, que agradeceu a presença de todos os presentes, congratulando-se com a boa adesão e, após falar da liturgia do dia, não se esqueceu de nos incentivar a sermos, nas nossas terras, verdadeiros dinamizadores das diversas atividades, colaborando com os párocos, sobretudo neste tempo, procurando ser moderadores de grupos sinodais que se poderão formar com a nossa iniciativa. Não podemos deixar de realçar o bom desempenho do Chorus Anima Populi, formado por antigos alunos dos Seminários de Braga e dirigido pelo maestro, Dr. Júlio Dias, tendo como seu presidente Francisco Assis. Concelebraram, o Pároco de Vilarinho, Padre Miguel Tulumba, e o Padre Fonseca, antigo professor e prefeito do Seminário.

A Assembleia-Geral, presidida pelo Dr. Carlos Vaz, decorreu com as formalidades próprias, tendo o Presidente da Direção, Lima da Cruz, apresentado o plano de atividades para 2022, que foi aprovado por unanimidade, e o José Laranjo explicou o novo modelo eletrónico de pagamento de quotas sem custos para os associados. No final, na rubrica “outros assuntos,” foi homenageado, a título póstumo, um dos fundadores e Tesoureiro da Associação, Manuel Dias da Silva, sendo entregue à esposa, Manuela, que se encontrava acompanhada da filha, um quadro com o diploma de Associado de Mérito/Honra da Associação, aprovado, em reunião da Direção, no dia 17 de novembro de 2021, por unanimidade, sendo o seu conteúdo lido pelo membro da Direção, José Amorim. A filha do homenageado usou da palavra, agradecendo o gesto de simpatia pelo seu pai, terminando com as seguintes palavras: «Foi o melhor pai que Deus me podia ter dado e o melhor avô que alguma vez os meus filhos poderiam ter.»

Seguiu-se uma visita guiada por Salvador de Sousa a todos os espaços remodelados e criados nos últimos tempos relativos à Paixão de Cristo, enquadrados em todo o percurso da Procissão de Passos, no Domingo de Ramos. Finalizou-se com um apetitoso repasto, servido pelo Restaurante Martinho, num dos espaços criados, para o efeito, no Monte das Oliveiras, onde também não faltou a tradicional concertina que o nosso condiscípulo, Luís Oliveira, nos proporcionou com lindas cantigas do nosso Minho.

Breve história da Associação

A Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Braga (ASSASB) foi fundada em 1995 com o incentivo do Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, no sentido de congregar e ajudar na dinâmica da Diocese, sendo os estatutos aprovados no dia 4 de dezembro de 1995, afirmando-se como Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos.

A Associação tem promovido diversas atividades, destacando apenas as mais relevantes: participação nas comemorações dos 450 anos da primeira escola de Teologia; participação nas Assembleias-Gerais, nas jornadas culturais, nas reflexões/retiros anuais da UASP (União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses); participação e colaboração no projeto “Por Mares dantes Navegados” (UASP), apoiando as comunidades de Cabo Verde, Guiné, Angola e Moçambique…Colaboração com o momento a decorrer, lançando um concurso de textos alusivos a uma Igreja Sinodal; celebração/comemoração dos noventa anos do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, publicando um livro em parceria com o Seminário; atribuição de bolsas de estudo aos Seminários durante vários anos e tantas outras atividades que ficaram por enumerar.

Salvador de Sousa, antigo aluno da ASSASB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.