Loading...

Sábado, Junho 15, 2024

DE  REGRESSO  A  MONTARIOL – “Ei-los que Voltam”!….

No dia 27 de Maio, o último sábado do mês passado, realizou-se o habitual “Encontro Anual” dos antigos alunos franciscanos. O desejado regresso ao nosso “Lar” de crianças, adolescentes e jovens é profundamente sentido, principalmente após aquela ausência forçada de dois anos de pandemia. Na verdade, muitos andavam carregados de saudades!

Depois do acolhimento fraterno e familiar nos compridos corredores conventuais e nos espaços verdes que evolvem o antigo Colégio de Montariol, seguiu-se a celebração da Eucaristia, de acção de graças por este novo encontro,  na capela interior da Comunidade, dado que a Igreja de São Boaventura estava ocupada por grupos de escuteiros, vindos acampar, de vários pontos do país, na extensa e acolhedora mata do Convento. Presidiu à celebração o Padre Provincial, concelebrada pelos Freis Domingos Martins e Isidro Lamelas, respectivamente, assistente espiritual da nossa Associação e membro do Governo da Província Franciscana Portuguesa. Podemos recordar os saudosos prefeitos e professores e os nossos companheiros já falecidos. Na homilia ouvimos as palavras amigas e fraternas do Padre Provincial que, na alegria e simplicidade franciscanas, manifestou o apreço por participar pela  primeira vez nestes encontros de antigos alunos.

Depois, no grande auditório João Duns Escoto, o presidente da Assembleia Geral abriu a sessão com as saudações de agradecimento ao Frei Fernando Mota, Ministro Provincial, e à Fraternidade de Montariol e ao seu Guardião, Frei António Vinhas, e a todos os participantes. De realçar a presença de alguns alunos das gerações da década de 1940 que tiveram merecida  salva de palmas. O presidente da direcção deu informações sobre as actividades desenvolvidas ao longo do último ano e incentivou os antigos alunos a serem interventivos e a participarem  activamente na vida da Associação e a servirem-se mais dos meios de comunicação disponíveis. Seguiu-se a esperada comunicação do Frei Isidro Lamelas que abordou o tema de reflexão escolhido para este Encontro: “De Greccio a Montariol: 800 anos do Presépio Franciscano”. Com o brilho e a sabedoria habituais, citando Tomás de Celano, biógrafo de Francisco de Assis, desenvolveu com elevada criatividade e interpretação pessoal, aquela véspera de Natal, noite de 24 de Dezembro de 1223. Na aldeia de Greccio, Francisco viveu de modo admirável a celebração da missa numa gruta, simbolizando o mais real possível o nascimento do Menino Jesus. Trouxe um boi e um jumento e espalhou feno no chão. Deste modo, ali honrou e exaltou a pobreza e elogiou a humildade. Depois, Frei Isidro transportou-nos de Greccio até ao presépio de Montariol, obra dos antigos alunos e património do Convento e do Colégio. Desde cedo movimentado e com muitas figuras! Na quadra natalícia era visitado por adultos e crianças, vindos da cidade, de vilas e aldeias. Ainda hoje continua vivo, construído por outros artesãos, nomeadamente os escuteiros.

Encerrada a sessão, o convívio  prosseguiu durante o almoço, em ambiente franco e alegre.  Foi servido no mesmo refeitório do antigo Colégio, local recordado com imensa saudade de tempos já distantes! Aí ouvi quem recordasse, com graça, a chamada mesa de “correcção” que ainda permanece no mesmo local, mas agora “reconvertida”. Por fim, renovámos os agradecimentos à Província Franciscana e à Fraternidade de Montariol, aos cozinheiros e aos irmãos que nos serviram tão apetitoso manjar. E na perfeita alegria franciscana regressámos às nossas terras, louvando, como São Francisco, o “Bom Senhor” por este dia de festa maior para a Associação dos antigos alunos franciscanos.

Alfredo Monteiro (AAAFranciscanos)

rpt
rpt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *