Realizou-se no passado dia 3 de maio (1º sábado do mês) o nosso
Grande Encontro Anual – 2025.
Estiveram presentes cerca de 6 dezenas de antigos alunos e acompanhantes.
Fomos sendo recebidos pelo P.e Xavier que foi inexcedível e sempre preocupado e atento a todos os aspectos logísticos do encontro. Apesar do cansaço do dia, mantinha um ar sereno, sorridente e atencioso para com todos. O nosso muito obrigado.
Cantado o hino da autoria do Laureano e feita a apresentação a começar pelos mais antigos, tivemos o prazer de ouvir o nosso decano e grande académico Fernando Paulo. Interessante! Esteve sempre muito contido no seu entusiasmo discursivo. O irmão Matias e o Pe. Gregório foram dois dos mais antigos alunos também presentes e entusiastas no contacto com todos.
Ouvimos, depois, o Superior Provincial, Pe. Fernando Domingues; um jovem muito sereno e discreto, mas sempre presente no meio de nós.
Falou-nos da “Nação Comboniana” em Portugal e no mundo dando-nos a conhecer por onde andam e o que vão fazendo os nossos colegas espalhados pelo mundo. Foi um momento de grande união espiritual com todos eles. Deu-nos, também, a conhecer as novas estratégias de formação dos novos combonianos vindos cada vez mais de paragens extra-europeias. O sonho de Comboni a realizar-se não só em África, mas também nas Américas e no Oriente.
Foram lembrados os falecidos e os ausentes esperando que estes no próximo ano possam estar connosco.
Depois da celebração na ” catedral” do seminário, tiramos fotos de grupo junto ao monumento evocativo dos 75 anos.
Seguiu-se o convívio e a refeição comunitária eficientemente servida.
Houve “bar aberto” em que o Pe. Xavier mostrou mais uma vez as suas qualidades e habilidades hoteleiras.
Por fim… a despedida, não chorosa, mas saudosa.
Este Grande Encontro contou com a colaboração de todos os presentes e muito especialmente do Isídro, do Olindo, do Gil, do Faria, do Américo, do Libório, entre outros.
As ofertas feitas pelos colegas juntamente com a coleta para o pagamento do almoço renderam cerca de 744.00 euros que serão canalizadas pelo Pe. Xavier para a Matola, Maputo, em apoio do “Escolasticado” comboniano onde trabalha o nosso colega Pe. Júlio Martins Marques e que está a passar por grandes dificuldades.
O Violante, à semelhança do que fizera no ano passado, convida todos os antigos alunos e família a participarem no seu ” porco no espeto” que terá lugar a 10 de junho no Seminário das Missões – Viseu e que juntará em convívio toda a Família Comboniana que queira e tenha disponibilidade para participar, sem compromissos monetários. É ele que suporta a despesa.
Em nome da AAA Combonianos, agradeço a vossa presença sem a qual não era possível fazer festa, conviver, matar saudades e celebrar o dom da amizade plantada nos nossos corações adolescentes e juvenis…mesmo que há muitos, muitos muitos anos. Parece que foi ontem…
Pl´A Direcção
A Pinheiro