Loading...

Segunda-feira, Maio 17, 2021

Ecos do Encontro Nacional dos AAFranciscanos

P1410172a

Realizou-se, no dia 17 de Maio, em Montariol, como acontece anualmente, o Encontro nacional dos antigos alunos franciscanos. Iniciou-se com o acolhimento, no espaço amplo e ajardinado do antigo Colégio, sob o esplendor do “irmão Sol”, como lhe chamava São Francisco. Na verdade, o dia estava lindo e festivo! Seguiu-se a santa missa, celebrada pelo novo assistente espiritual da Associação, Pe. Domingos Martins, concelebrada pelo guardião do Convento e outros sacerdotes franciscanos, antigos prefeitos e professores.

O programa do dia continuou, depois, no grande auditório, com a apresentação de um pequeno relatório das actividades da Associação. Seguiram-se algumas intervenções dos participantes.

Nestas reuniões anuais há sempre um tema principal de reflexão. Desta vez o tema, desenvolvido brilhantemente pelo Pe. João Vicente, guardião do Convento, vigário provincial, e missionário na Guiné-Bissau, durante longos anos, foi ” A vocação missionária franciscana”. A assembleia escutou atenta e silenciosamente cada palavra….

O convívio prosseguiu, em ambiente de alegria e de festa franciscana, durante o almoço, servido no antigo refeitório do Colégio, local recordado com muita saudade do nosso tempo de adolescentes e jovens. Depois, a tarde soalheira proporcionou a alguns um passeio na mata de árvores centenárias e a memória de tantas coisas…De salientar que sentimos sempre a presença amiga e fraterna dos padres e irmãos franciscanos, nomeadamente do guardião do Convento, do assistente espiritual da Associação e de alguns prefeitos e professores que, felizmente, apesar dos anos decorridos, ainda puderam estar connosco…

O presidente da direcção
Alfredo Monteiro 

FOTOS do Encontro

2 thoughts on “Ecos do Encontro Nacional dos AAFranciscanos

  1. Parabéns por esse dia tão lindo. Recordo o vosso seminário , no´s os Carmelitas, estávamos na Falperra e um dia fomos ao Fraião jogar convosco e apanhámos 7 a 1. Alguém de vós se recorda? depois na Falperra honramos os nossos pergaminhos e ganámos..2 a 1. Bem bom . Saudades desses tempos. Um abraço do Vilela de Araújo.

    1. De boa vontade aí estaria também, mas o dia do meu batalhão da Guiné coincide com esta data. Como continuo a ser o “senhor Capelão” não posso faltar a este evento.Horácio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *