Loading...

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

O  Magusto virtual dos antigos alunos Franciscanos

A Associação dos antigos alunos franciscanos costuma promover o tradicional Magusto de São Martinho no sábado mais próximo da festa do santo. Assim, ficou acordado no “1º  Encontro Virtual” que realizámos no passado dia 30 de Maio, último sábado do mês, dia consagrado, desde há muitos anos, à confraternização com todos aqueles que frequentaram as casas de formação da Província Portuguesa da Ordem Franciscana.

Mas, neste tempo de pandemia, as certezas e seguranças que antes tínhamos, converteram-se na incerteza e na insegurança! Assim aconteceu com o nosso Magusto de São Martinho. Voltámos ao “Virtual”, não deixando, porém, de assinalar este evento tão do nosso agrado!….

Nos tempos de Montariol, o Magusto realizava-se no dia 1 de Novembro, no Cruzeiro, fora dos muros da extensa mata e quinta, cujo souto de grandes e frondosos castanheiros; de bardos e ramadas de videiras de enforcado, forneciam à Comunidade Conventual e a cerca de 200 alunos, muitas arrobas de apetitosas castanhas  e umas pipas de vinho verde!…

Porém, como disse acima, a Associação passou a realizar o Magusto no sábado mais próximo do dia de São Martinho cuja festa, como todos sabem, é no dia 11 de Novembro.

Mas, o nosso “Magusto Virtual”, de que pretendo falar, principalmente aos ausentes, iniciou-se pelas 14:30 horas. E, lá foram entrando na “sala de visitas”, a convite do anfitrião, o José Proença, vice-presidente da nossa Associação, que acolheu fraternalmente cada um dos antigos alunos. E até chegaram do Brasil, do Catar, e dos Estados Unidos! E, claro, dos vários pontos de Portugal. Mataram saudades; recordaram o “Magusto”, lá em cima no Cruzeiro; encontraram amigos e companheiros de carteira, de mesa do refeitório, de banco na capela e Igreja, vizinhos na camarata… Contaram histórias de há muitas décadas, mas sempre vivas na nossa memória…

Certamente que São Francisco gostou de ver como muitos dos seus “filhos do coração”, em diversos lugares do mundo, social, familiar, profissional e geográfico, procuram viver a espiritualidade franciscana. E, também, São Martinho, soldado do exército romano, que utilizou a espada para cumprir uma das Obras de Misericórdia, (vestir os nus), canonizado pelo povo, o povo que nas suas peregrinações em busca dos milagres do santo, comia as castanhas e bebia o vinho, celebrou, virtualmente, connosco…

14 de Novembro de 2020
Alfredo Monteiro, presidente da AAAFranciscanos

One thought on “O  Magusto virtual dos antigos alunos Franciscanos

  1. Participei no habitual encontro com as castanhas , vinho verde e muitas mais coisas ( desta vez virtualmente, dadas as circunstâncias pandémicas em que o mundo vive…).
    Foi um sucesso, confirmo pois!
    O reencontro com as ” nossas coisas” é sempre intenso, seja em que circunstancias for, mas realmente as histórias dos nossos magustos são um mote especial para trazerem ao presente grandes vivencias de então, fortelcendo, assim, o nosso espirito para continuarmos o caminho, embuidos no fantastico espirito franciscano da paz e bem, da fraternidade universal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *