A Misericórdia é nome de Deus! …

CARTAZ MISERICORDIAnovo horizontal (800x357)A UASP (União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses) corporiza nos próximos dias 29 e 30 de Abril, na Casa das Irmãs do Amor de Deus, em Fátima, o apelo feito pelo Papa Francisco que emerge da bula Misericordiae Vultus ao levar a cabo um Fórum inter-religioso colocando em perspetiva a Misericórdia nas Tradições Abraâmicas.

Ainda longe dos trágicos acontecimentos de Paris e Bruxelas, mas em ambiente propiciador de violência, ao tempo da convocatória do Ano Santo em curso, o Papa sentia já uma humanidade ferida e assustada portadora das cicatrizes do sofrimento e da incerteza pelo que nos convoca a todos, face ao doloroso clamor de misericórdia e paz que ouçamos como que dirigido a cada um de nós o convite feito confiadamente por Jesus: “Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós (Jo 20, 21)”

Considera o Papa que o Evangelho é o livro da Misericórdia de Deus mas que nem tudo ali está escrito, permanecendo um livro aberto, onde se escreverão os sinais dos discípulos de Cristo, concretizados em gestos concretos de amor, que são o melhor testemunho da Misericórdia, seja por obras corporais ou espirituais, continuando assim a escrever páginas que o Apóstolo João não escreveu.

O encontro começará na Sexta-feira, dia 29 de Abril, pelas 21h30, percorrendo as estações da Via-sacra dos Valinhos, para meditar na “escandalosa loucura da Misericórdia Divina”; e continuará no sábado com quatro conferências seguidas de diálogo, terminando com um breve momento de oração inter-religioso: “O nome de Deus é Misericórdia” (17h30).

Após o acolhimento (09h00) e abertura (09h30), serão oradores de manhã: Frei Herculano Alves (09h45) que abordará “A Misericórdia na tradição judaica” e o P. Armindo Janeiro (11h30) visita “A Misericórdia na tradição cristã”; de tarde, “A Misericórdia na tradição islâmica”, será tema para Riaz Issa, da Comunidade Muçulmana Shia Imami Ismaili (14h30) e “A Misericórdia na Mensagem de Fátima”, será apresentada por Mons. Luciano Guerra (16h15).

Estão reunidos assim vários ingredientes que nos convidam a participar, quer pelo lado da visão misericordiosa de Deus na mensagem trazida por Jesus e que se pretende renovada e continuada, quer pela curiosidade que suscitam as outras duas religiões abraâmicas.

Embora aberto preferencialmente a antigos alunos dos seminários portugueses, esta oportunidade não pode deixar de ser aberta a todos quantos pretendam participar.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 22 de Abril, mediante o pagamento de uma inscrição simbólica de € 10,00, sendo que o alojamento e refeições ficam a cargo de cada participante, embora a organização aconselhe a logística oferecida pela Casa das Irmãs do Amor de Deus, sita na Rua S. João de Deus, nº 5, em Fátima, local de realização das conferências, onde existe uma pré-reserva de 30 quartos. Para mais informações, sobretudo quanto a preços de alojamento e refeições podem ser obtidas em www.uasp.pt, embora as reservas possam ser feitas através do @mail uaaasp@gmail.com e do telefone 968583821 (depois das 19 horas).

Américo Lino Vinhais
Gabinete de Comunicação da UASP

CARTAZ

PROGRAMA

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *