Loading...

Domingo, Julho 14, 2024

Ecos da AAAFranciscanos: De regresso a Montariol…

No dia 25 de Maio, o último sábado do mês passado, realizou-se o habitual “Encontro Anual” dos antigos alunos franciscanos no Convento de Montariol-Braga. Como diz o poeta, “… é pelo sonho que vamos e chegamos”. E assim é! Porque temos a feliz oportunidade de reencontrar espaços e, sobretudo, companheiros que nos recordam o tempo de crianças, adolescentes e jovens, o tempo dos sonhos… É a saudade, a amizade e a gratidão que sempre nos acompanharam.

O programa foi muito simples. O acolhimento iniciou-se pelas 10 horas, seguido da Eucaristia na Igreja de São Boaventura, celebrada pelo nosso assistente espiritual, Frei Domingos Martins, e concelebrada por três sacerdotes e um diácono, também antigos alunos franciscanos. Ali há muitos anos, naqueles bancos, rezámos e cantámos e, agora, com emoção e fervor, voltámos a orar e a cantar em acção de graças pelo nosso regresso e recordando os muitos que já partiram…

Depois, no amplo auditório João Duns Escoto, grande filósofo e teólogo franciscano, o presidente da Assembleia Geral deu início aos trabalhos, saudando todos os participantes, e o Frei Domingos Martins desenvolveu, com elevado rigor histórico e profundo sentimento espiritual, o tema de reflexão escolhido para o nosso Encontro, “Os 800 anos da Impressão dos Estigmas em São Francisco de Assis”. A direcção informou, depois, os presentes sobre as actividades da Associação e os antigos alunos que participaram pela primeira vez fizeram a sua apresentação. A sessão terminou com as saudações amigas e de gratidão à Comunidade Conventual, à Província Portuguesa Franciscana cujo Ministro Provincial justificou, por mensagem, a sua ausência.

O programa prosseguiu em convívio fraterno e alegre com o saboroso almoço, servido no mesmo refeitório do antigo Colégio, local recordado com imensa saudade de tempos já distantes, porque os últimos alunos são de 1984, de há 40 anos!

A tarde soalheira ainda proporcionou uma caminhada pelos largos caminhos da velha e cuidada mata cujas árvores centenárias nos contam histórias de então e guardam religiosamente alguns segredos!

Por fim, renovámos os agradecimentos à Fraternidade de Montariol e à Província Portuguesa Franciscana, à cozinheira e aos irmãos que nos serviram o apetitoso e melhorado almoço. E na perfeita alegria franciscana regressámos às nossas terras, louvando com São Francisco o Bom Senhor por este dia maior da Associação dos Antigos Alunos Franciscanos…

Alfredo Monteiro (AAAFranciscanos)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *