Assembleia eleitoral do Outono – A celebrar o 6º Aniversário …

A  UASP- União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses, no seu caminhar de seis anos de vida, saudosa da graça das origens, regressou ao Seminário Diocesano de Leiria de onde é natural e aí mantém a sua residência oficial e morada afectiva.  A cidade que, em 1254,  acolheu os representantes do Povo, o que nunca havia acontecido, nas Cortes do Reino de Portugal! E, mais tarde, D. Dinis, o rei poeta e  lavrador mandara semear o belo, saudável e generoso pinhal, estendido até ao litoral, para suster as areias do mar, que  a cidade adoptou e batizou com o mesmo nome…  Aconteceu, porém, que, cerca de 750 anos depois, os incêndios do início de Outono devoraram em poucas horas uma história de séculos! Certamente que aquele Povo e esse Rei ficaram tristes, porque “regeu, edificou, lavrou, venceu; honrou as musas, poetou e leu”!….

Mas, no sábado de 25 de Novembro de 2017, os titulares dos Órgãos Sociais, o Secretariado e os representantes das Associadas que formam a “UNIÃO” participaram, livremente, por direito estatutário, na Assembleia Eleitoral. Como diz o poeta “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”. E assim foi. A Assembleia Constitutiva realizou-se em Setembro de 2011, projecto sonhado em Fátima, em Abril de 2009, no “Congresso dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses”. É ainda outro poeta quem diz “que é pelo sonho que vamos e chegamos”. Também assim aconteceu nestes seis anos de vida.

A UASP, no decurso dos vários ciclos de crescimento, tem sido fiel à sua “Identidade e Missão”. Não só tem cumprido a “vontade de fazer memória das origens, mas tem, sobretudo, procurado “reflectir sobre o momento que nos é dado viver”… Assim, logo em 2010, realizou uma jornada de reflexão sobre “Ética e Responsabilidade na Gestão do Bem Comum”. Depois, seguiram-se os retiros e as jornadas culturais. Consolidava-se, deste modo, a oração e a acção, a contemplação interior e exterior. Um dos momentos altos da vida da UASP foi a realização dos Fóruns. Em Lamego, Setembro de 2012, sobre a “Identidade e Missão”; em Braga, 2014 e 2015, “Olhares sobre o II Concílio do Vaticano” e “ A arte, instrumento estruturante ao serviço da nova Evangelização”; em Fátima, 2016, “A Misericórdia nas tradições abraâmicas”; ainda em Fátima, 2017, “Do Jubileu ao quotidiano, a Misericórdia como paradigma”.

Precedendo o mais belo projecto de todos até aqui concretizados, “Por mares dantes navegados” que viabilizou a abertura do ar, do chão e das águas  para chegarmos, com abraços de proximidade e de generosidade, aos povos irmãos, realizaram-se alguns concertos solidários e outras acções de partilha. Todos foram chamados e alguns enviados em missão a Cabo Verde (2014), Guiné-Bissau (2016) e a São Tomé e Príncipe (2017). Momentos inesquecíveis de fé celebrada e vivida… Era o sair para as periferias reais e existenciais como nos exorta o Papa Francisco. Mas, para chegar tão longe, nestes seis anos, saliento, aqui, o trabalho incansável da direcção e do secretariado, mormente do seu Presidente, padre Armindo Janeiro, e da Isabel que, voluntariamente, nos acompanha com simpatia, empenho e competência, por terras portuguesas e africanas… Todos os planos anuais foram cumpridos!…

Permitam-me, então, que convide os antigos alunos dos seminários portugueses, familiares e amigos, leitores e outros a verem e a saborearem o vídeo ”UASP – 6 anos de história que, em cerca de 13 minutos deliciosos,  nos conta essa linda história. A música, a letra e as vozes que a acompanham e envolvem formam a harmonia perfeita….

Depois deste olhar retrospectivo sobre os anos da infância da “UNIÃO”, regresso, agora, à Assembleia Eleitoral, inspirado no pequeno vídeo com que a Isabel nos presenteou antes de iniciar a Ordem de Trabalhos. E posso informar de que, por unanimidade e aclamação, foram eleitos os novos Órgãos Sociais. Ao merecerem a total confiança de todos os eleitores presentes, responderam com a afirmação de prosseguirem, nos próximos anos, os caminhos que consolidam a “Identidade e Missão” da UASP. Poderão ver quais as associadas que integram os novos Órgãos Sociais no sítio da UASP. Com esse firme propósito dos eleitos, os participantes puderam conhecer, de imediato, os “Objectivos Gerais” para o triénio de 2018-2020 que proponho-me, apenas, mencionar os eventos mais próximos, os do ano de 2018:

– Março, 17 (sábado), Assembleia Geral da Primavera, no Convento Franciscano de Montariol-Braga. Organização da responsabilidade da Associação dos antigos alunos franciscanos;

– Junho, último fim de semana, Jornadas Culturais. Associação e região a definir;

– Novembro, 24 e 25 (sábado e domingo), Fórum, “A Experiência da Fé, hoje” e Assembleia Geral de Outono. Eventos a realizar, em Fátima, na Domus Carmeli.

Concluo com a certeza de que vamos continuar a integrar, com mais força, a riqueza da variedade que nos dão as Associadas que já constituem a “UNIÃO”. Mas, ao cumprir um dos objectivos principais a alcançar no próximo triénio, então, é preciso alargar a nossa “Tenda” para acolher, fraternalmente, tantas outras Associadas irmãs que ainda moram fora!… ”Vinde, amigos, vinde recordar”…

Alfredo Monteiro-antigo aluno franciscano

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *